Em comunicação, quando a gente fala de crise, geralmente estamos falando sobre como uma empresa está lidando com um problema inesperado ou quando um escândalo vem a público. Alguns dos casos mais recentes envolvem a mineradora Samarco, o bar da Vila Madalena Quitandinha e a corrupção da Petrobras. Mas não é de gestão de crise que quero falar. É da crise econômica brasileira que atinge todo mundo, aquela que o presidente interino Michel Temer fez com que parecesse simples com a frase “Não pense em crise, trabalhe. ”, mas não é bem assim.
Em momentos de instabilidade, é normal revisar os gastos. Na maioria dos casos, a guilhotina tem que cair. É nessa hora que a inteligência para estabelecer uma estratégia mais eficiente com menor custo é fundamental. Por exemplo, o marketing digital pode significar redução de custos com um bom retorno se comparado ao marketing tradicional. É possível abusar da criatividade para encontrar soluções baratas capazes de fazer com que seu negócio se destaque dos concorrentes.
Isso não é só sobre você
Mais do que se preocupar com a diminuição dos lucros, é importante entender a mudança no comportamento e nos hábitos dos consumidores. A realidade mudou e a crise não acontece só com você.
Seu cliente também deve estar penando para manter as contas em dia, equilibrar o orçamento da empresa e manter os funcionários empregados. Por isso, revise a relevância do seu produto e serviço e adapte-se ao novo cenário.
Hora do reboot
Sempre que existe uma crise, há uma multidão de empresários dizendo que a sua empresa não estará participando. Só que, meu caro leitor, quando a recessão bate, não tem como escapar das dívidas e das noites mal dormidas. Por outro lado, é justamente nas piores situações que existem oportunidades de melhorar muita coisa que ninguém percebia quando o mar era calmo.
Nas revistas de empreendedorismo é normal ler como a empresa X conseguiu diminuir gastos, como a Y conseguiu ganhar mesmo diminuindo o lucro; etc. Por mais motivador que seja, entenda que não existe fórmula mágica que te tirará da crise com um Ctrl C + Ctrl V. Por isso, você tem que fazer uma revisão geral de tudo na sua empresa, separar tudo o que funciona e o que não funciona. Pode até procurar inspirações, mas lembre-se que nenhum negócio é igual a outro. Além de ser importante para colocar ordem na casa, você vai ver o quanto se desviou dos antigos objetivos que, talvez, possam te ajudar a crescer novamente.
A Harvard Review Brasil publicou um mega artigo sobre o marketing na crise que elenca alguns pontos que são importantes nesse momento de reflexão, como alocar recursos a longo prazo, equilibrar o orçamento, tornar produtos e serviços mais acessíveis e reforçar a confiança no consumidor. Vale a pena dar uma lida.
Deixe uma resposta